Coluna do dia: 15 de Junho de 2019

Boa noite: “Que a estrada se abra à sua frente./ Que o vento sopre levemente às suas costas. Que o sol brilhe morno e suave em sua face./ Que a chuva caia de mansinho em seus campos./ E até que nos encontremos de novo,/ ...que Deus o guarde na palma de Suas mãos./” (Prece Irlandesa)

“O parto, acontecimento importante na vida de um casal e sua família, merece os melhores cuidados, físicos e emocionais. A Doula, ao atender a parturiente, tem atuação decisiva para o sucesso do evento. Cada vez mais obstetras e gestantes vão usufruir do trabalho de Doulas. DR. BELMIRO D´ARC

REGISTRO

REGISTRO

Equipe da Clinica Pact com os médicos, médicos, fisioterapeutas, doulas em exercício e doulas em formação que participaram de um debate sobre o futuro do Parto Humanizado em Presidente Prudente

SATISFAÇÃO

SATISFAÇÃO

Organizadores e voluntários que trabalharam no 12º Mutirão do Lixão Eletrônico, comemorando o sucesso do evento

DIA DE CAMPO

DIA DE CAMPO

Professor Dr. Andre Zeist falou sobre o programa de melhoramento genético da batata-doce

Feijamupp

A 8ª edição da Feijamupp - evento organizado pela Associação Mulher Unimed de Presidente Prudente acontece nesse sábado (15) a partir do meio dia, no salão da Casa do Médico. Segundo a Presidente da Associação, Renata Mazzaro, a renda do evento beneficiará o Projeto Vida Iluminada que visa o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência visual, promovendo sua inclusão social no mercado de trabalho e a prevenção da deficiência visual.

Curiosidade

Com a ampla presença da rede de escolas de idiomas CNA pelo Brasil, o projeto Embaixadores aflora a curiosidade dos alunos e, do público em geral. Por meio dele, é possível descobrir personagens ímpares e que têm orgulho de estudarem na rede. Um deles foi o aluno índio da Tribo Umutina, no Mato Grosso, Soni Torika Kiri. Ele rema toda semana três quilômetros para estudar inglês com o objetivo de criar projetos de turismo para sua aldeia. “São pessoas assim que nos inspiram a cada vez mais criar ações de que diferenciem ainda mais o CNA no setor de idiomas”, afirma Nicadan Galvão, gerente de Marketing.

Confirmado

A escritora Priscila Debly autora do livro “Espelho, espelho meu, qual crush escolho eu?” estará no Festival Literário de Presidente Prudente, que será realizado de 10 a 18 de agosto no Centro Cultural Matarazzo. Ela também é autora do conto “O violinista”, da antologia “Contos para um mundo melhor” e seu próximo livro de será “Amor e o grito das estrelas”, com lançamento prefeito para agosto.

Ajudem

Pede-se a todos que visitarem a 2ª Batatec, hoje e amanhã no IBC, a doação de um quilo de alimento não perecível, ou um agasalho, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade. Mas isso não impede entrar no recinto.

Carreta do Sesi

Uma novidade da Batatec é a carreta-escola do Sesi, que oferecerá palestras e workshops culinários, especialmente para ensinar diversos pratos feitos à base de batata doce.

Novas tecnologias

De acordo com o professor Dr. Andre Ricardo Zeist, docente da graduação e pós em Agronomia da Unoeste e integrante da comissão organizadora do 2º Simpósio de Batata-doce. “Essa iniciativa vem para fortalecer a cultura, para trazer novas tecnologias aos produtores e ao mesmo tempo aproximar os pesquisadores do campo”.

ESCRITORA

ESCRITORA

Priscila Debly autora do livro “Espelho, espelho meu, qual crush escolho eu?” estará no Festival Literário de Presidente Prudente

PAUSA

PAUSA

Eduardo Nogueira, na sala vip do Aeroporto de Chicago

PESQUISADORA INTERNACIONAL

PESQUISADORA INTERNACIONAL

Genoveva Rossel, do Centro Internacional de Batata, localizado em Lima, Peru, apresentou a palestra “Banco de Germoplasma e usos diversos da batata-doce” no Simpósio que abriu a 2ª Batatec

Aplausos

De parabéns o Secretário Municipal de Tecnologia, Rogério Alessi, pela feliz iniciativa dessa ação sócio-ambiental, o Mutirão do Lixo Eletrônico, que em sua ultima edição arrecadou mais de 50 toneladas de aparelhos elétricos e eletrônicos inservíveis, que vão ter um descarte correto, que é a reciclagem, ao invés de preencher espaço em casa ou poluir o meio ambiente.

Parto humanizado

Foi muito produtivo e rendeu boas idéias o encontro de profissionais médicos, enfermeiras, fisioterapeutas e doulas em exercício e doulas em formação, quinta feira na Clinica Pact. O tema foi uma reflexão sobre o futuro do Parto Humanizado em Presidente Prudente.

Apoio

Um dos pontos altos da edição 2019 do Mutirão do Lixo Eletrônico foi o expressivo número de universitários que se inscreveram para atuar com voluntários: 350 estudantes de diferentes cursos e 80 deles do Programa Anjos da Unoeste.

Participação

2ª Feira Tecnológica da Batata-doce, Batatec, que começou ontem e vai até domingo (do meio dia às 22 horas) no Centro de Eventos IBC tem 35 expositores.

Feira da Lua

Produtores que participam da Feira da Lua também estão no IBC, durante a Batatec, expondo e vendendo artesanato, frutas, legumes, e o queijo típico da região.

Melhoramento genético

Nos últimos 10 anos o estado de São Paulo mais do que duplicou a área plantada e praticamente triplicou a produção de batata-doce, sendo que o grande responsável por isso é o oeste paulista. Essa região também é a principal produtora da cultura no Estado e a 2ª do Brasil, já que Rio Grande do Sul ocupa a primeira posição. Em consonância com esses dados, a Unoeste sediou nesta quinta-feira (13) a abertura do 2º Simpósio de Batata-doce, evento que abriu a 2ª Feira Tecnológica da Batata-doce, Batatec.

Germoplasma

Genoveva Rossel, pesquisadora do Centro Internacional de Batata, localizado em Lima, Peru, apresentou a palestra “Banco de Germoplasma e usos diversos da batata-doce”, simpósio científico da Batatec. Ela pontuou que é a curadora desse banco que é considerado um dos maiores do mundo. “Durante a minha apresentação falei sobre a conservação dos materiais genéticos e as diferentes formas de manejo dessa coleção de germoplasmas. Além disso, abordei sobre os diversos usos da batata-doce”, diz. Pela primeira vez em Presidente Prudente ela destaca que os programas de melhoramento genético são de grande relevância. “Falando especificamente da batata-doce, esses estudos podem contribuir para torna-la mais rica em vitaminas, nutrientes e compostos bioativos”.

Rapidinhas

Bom dia professor Yoshio Koyanagui! Parabéns por mais um Top of Mind do Colégio Anglo.
...
Comunidade de Dracena promove hoje um jantar dançante em prol do Hospital Regional do Câncer.
...
Feijoada do restaurante do Aruá Hotel é um bom programa para o almoço de sábado.
...
Leila Mara Pasquini chegou quarta feira após 12 dias percorrendo as capitais do Leste Europeu, conhecendo novos destinos para excursões da Companhia de Viagem.
...
Cervejas da 018 – cervejaria 100% prudentina – estão nas lojas de conveniência. Vamos prestigiar o produto local.
...
Vânia e Welington Cordeiro realizaram essa semana a primeira reunião com o grupo que vai para Disney em julho.
...

Ponto Final

Preserve. Pessoas boas estão sendo extintas.

Coluna do Mês

Clique no dia que deseja visualizar a coluna:
Os dias disponíveis então em vermelho.

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Inova Prudente