Sinomar Calmona     • Presidente Prudente / SP     • Jornal O Imparcial     • Contato
 
 
Galeria de Fotos TV Sinomar Links Calendário Cadastre-se
 
 

Entrevistas • Gerais

20 de Janeiro de 2017 -
“Doulas” resgatam função de apoio a grávidas.
Por:

Psicopedagoga por formação, Aline Matricardi, 36 anos, diz que está se realizando numa profissão nova, em Presidente Prudente. Há um ano e meio ela é a primeira “Doula” da cidade. A palavra, de origem grega, conhecida mundialmente significa “Mulher que serve”. O papel da “Doula” é confortar, preparar e apoiar mulheres durante a gestação, parto e após parto. “Não confundir com parteira”, alerta. Ela conversou com o colunista e explicou particularidades da função, ao lado de sua colega Rafaella Bacchi, 32 anos, educadora física especializada em terapia corporal de gestantes, que também fez o curso de Doula, mas trabalha antes e depois do parto. Ambas estão à frente do Gesta  Prudente – Grupo de Apoio a Gestantes, grupo de apoio à gestante parto e maternidade.

 

 

O que a “Doula” faz, exatamente?

Aline: É uma profissional que dá suporte físico e emocional para a gestante. Pode atuar desde o início da gestação, ajudando a grávida com seus medos e receios, passando informações, preparando para o parto, ajudando ela a compreender esse processo. No parto ela tem o papel de acolhimento e suporte emocional, através de sua presença, olhar, carinho e toques. Estará ali para servir, dar esse apoio, o conforto e o alívio da dor. A Doula é alguém que tem experiência com o parto e sabe ajudar a mulher a passar por esse momento e vivê-lo de uma forma mais confortável.

 

Esse papel não é confundido com o de parteira?

Aline: Não confundir com o de parteira. As pessoas confundem. Doula é um conceito novo no Brasil. Acham que é a antiga parteira. A “parteira” hoje em dia é papel dos médicos e enfermeiras obstetras. A eles cabe a parte técnica do parto, execução do parto. Em momento algum a doula faz qualquer parte técnica, seja auscultar o coração do bebê ou fazer qualquer interface entre médico e paciente, mas ela está lá para tirar as dúvidas da família, fazer o ambiente de parto um ambiente mais acolhedor e humano.

 

 

Parece aquela “cumadre” que vinha apoiar as parteiras, antigamente?

Sim, se formos comparar com antigamente, quando as mulheres tinham filhos em casa, a Doula seria aquela vizinha, a “cumadre” que fazia todos os preparativos para o parto e estava lá cuidando da casa, do ambiente, dando todo o apoio hoje proposto pelas “Doulas”.

 
 

Quais benefícios oferecidos pelo trabalho da Doula?

Rafaella: Pesquisas no exterior mostram que a presença da Doula dimini em 50% as taxas de cesárias; diminui em 20% a duração do trabalho de parto; diminui em 60% os pedidos de anestesia; diminui em 40% o uso da oxitocina – hormônio sintético usado para acelerar o trabalho de parto – que o corpo produz naturalmente se a mulher estiver numa situação de mais tranqüilidade, conforto e segurança, além de diminuir em até 40% o uso de fórceps e outras intervenções.

 

Em quantos partos vocês já atuaram em Presidente Prudente?

Aline: Em cerca de um ano que atuo em Presidente Prudente já atendi 25 gestantes.

 

 

Como tem sido a relação com os médicos?

Aline: Existem médicos que já compreendem a função da Doula e dão um pouco de abertura. Alguns ainda acham que vamos interferir na conduta médica. Quando vêem que não é nada disso, que a Doula está ali só para dar suporte emocional e físico- no sentido da dor da gestante, eles abrem possibilidade de realizarmos um trabalho muito melhor.

 

Como você tornou-se Doula?

Aline: Morei 7 anos em São Paulo, e quando fui ter meu filho, há 3 anos e meio, conheci todo esse mundo da humanização do parto, descobri o que é a Doula, o que ela faz, então descobri a profissão da minha vida. Decidi me tornar Doula. Acompanhei o parto de uma prima e achei apaixonante participar daquele momento delicado, tão lindo e intenso.  Fiz o curso no Gama – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa, e quando voltei para Presidente Prudente, no mesmo mês já tinha a primeira gestante para atender. De lá para cá, há um ano e meio, não parei de trabalhar.

 

E a sua função Rafaella, qual é exatamente?

Rafaella: Há 10 anos trabalhava como terapeuta, fazendo massagens voltadas para dor. Comecei a ter uma demanda muito grande de gestantes. Então fiz vários cursos para entender todo esse contexto do cuidado com a gestante, para alívio das dores e do desconforto, com massagem e trabalho de consciência corporal. Fiz também o curso de Doula, me identifiquei com o trabalho da Aline, e hoje o meu trabalho completa o dela. Gosto muito do cuidado anterior com a gestante, a preparação para o parto, deixar a mãe mais preparada para amamentação, acalmar ela com os medos da nova experiência, questões hormonais, e depois do parto, a recuperação.  

 

Como deve proceder quem quiser saber mais sobre esse trabalho?
Rafaella: Deve procurar o Gesta  Prudente – Grupo de Apoio a Gestantes, grupo de apoio à gestante parto e maternidade que existe em vários estados e estamos trazendo para Presidente Prudente. Temos encontros mensais de informação, reunindo casais que buscam saber mais sobre esse momento tão delicado. Podem mandar mensagem para o meu whatsapp, Rafaella Bachi, 018 99633.0308 ou falar com a Aline no email Aline.doula@gmail,com ou whatsapp 018 99803-6852

11/07/2017
YOUTUBER - Keila Grotto dá dicas para o universo feminino
abrir o post
29/06/2017
Universitária fala de doença rara e ganha seguidores no Youtube
abrir o post
25/06/2017
ARQUITETURA - Marina Botigelli Calvo: “Todo projeto é um campo de pesquisa”
abrir o post
13/03/2017
“A política está no sangue da minha família”, afirma Rogério Galindo
abrir o post
12/03/2017
VITALIDADE Capoeirista de 70 anos, comemora 10 anos da prática do esporte
abrir o post
 
 
16 de Janeiro de 2018
clique para acessar a coluna
 
BUSCA PELO SITE
Galeria de Fotos
TV Sinomar
Links
Calendário
Cadastre-se
CONHEÇA MAIS
Sinomar Calmona
Presidente Prudente / SP
Jornal O Imparcial
Contato
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
 
DESENVOLVIDO POR:
Fabrício Modafaris
 
 
PHP Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'C:\Program Files (x86)\Parallels\Plesk\Additional\PleskPHP5\ext\php_oci8.dll' - Não foi possível encontrar o módulo especificado. in Unknown on line 0