Notícias da Toledo • Prudente

17 de Maio de 2017

Estudantes de Direito de Presidente Prudente representarão a região em competição nos Estados Unidos

Pela 9ª vez consecutiva, o curso de Direito da Toledo Prudente participará da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Esta competição é realizada anualmente no mês de maio, em Washington (EUA) e dela fazem parte apenas instituições de ensino de todo o mundo convidadas.

 

Neste ano, os alunos Felipe Augusto Rodrigues de Mello e Henrique Fujiki, acompanhados do coach da equipe, João Victor Mendes, representarão a Toledo Prudente na competição internacional, que será realizada de 21 a 26 de maio na American University Washington College of Law.

 

O embarque ocorrerá no dia 19 de maio.

 

“As expectativas da equipe são as melhores, tivemos muitos meses de treinamentos e estamos nos sentindo confiantes para mais este desafio, por isso vamos dar o nosso melhor”, enfatizam Mello e Fujiki, alunos representantes da Toledo Prudente.

 

João Victor Mendes formou-se em 2015 e representou a Toledo Prudente na mesma competição, mas no ano de 2012, ocasião em que foi eleito o melhor orador de língua portuguesa.

 

Os critérios utilizados para a avaliação foram: a formalidade, a oratória, o conhecimento jurídico e também do Sistema Interamericano e da jurisprudência da Corte Interamericana. Os avaliadores são autoridades em Direito de todas as partes do mundo, que possuem conhecimento jurídico sobre o Sistema Interamericano.  

 

“Para mim, é um prazer acompanhar a equipe da Toledo Prudente agora como coach dos integrantes, uma vez que já representei a instituição anteriormente e agora estou muito feliz em saber que a atual equipe está muito bem estruturada e focada em resultados. Estamos muito confiantes”, revela.

 

Futuros representantes – Como de praxe, anualmente, a Toledo Prudente abre a possibilidade para que alunos integrem a competição internacional como ouvintes. 

 

“Desta forma, eles acompanham e conhecem todo o trâmite e podem inclusive se preparar para as próximas edições”, explica o coach da equipe.

 

Acompanharão a equipe da Toledo Prudente como ouvintes, os alunos Maria Figueiredo Franco, Maísa Costa, Daniela Nakano e Heloísa Bárbara.

 

Sobre o evento internacional – Em 2017 acontecerá a 22ª edição, sendo que já integraram todas as edições do evento, mais de 3000 estudantes e participantes de mais de 310 universidades localizadas em 40 países acerca do Sistema Legal Interamericano de Direitos Humanos.

 

O evento é realizado e transmitido de forma trilíngue nos idiomas inglês, espanhol e português.

 

Willy Macedo
Cultura Inglesa