Esportes • Gerais

25 de Maio de 2017

Na próxima quarta, DIA DO DESAFIO promove vivência de futsal com ex-seleção Lenísio, no Sesc

Prudente enfrenta cidade cubana de Alamar na busca por uma população mais saudável. Para registrar sua participação em PP, ligue para(18) 3908-3828.

 

Dia do Desafio, campanha anual que reúne milhões de pessoas pelo mundo em torno do incentivo à prática de atividade física, chega à sua23ª edição na próxima quarta (31), com diversas ações gratuitas acontecendo no Sesc Thermas de Presidente Prudente e em mais de 50 cidades da região. Um dos destaques fica por conta de uma vivência esportiva promovida pelo cuiabano Lenísio, ex-camisa 10 da seleção brasileira de futsal, que passa o dia no Sesc desafiando os interessados em lances e partidas de sua modalidade.

 

Realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio estabelece uma competição saudável entre cidades do mesmo porte populacional, para estimular a prática de atividades físicas entre a população. O objetivo é interromper a rotina diária da população, mesmo que por alguns minutos, com ações que despertem o interesse para o movimento do corpo e a saúde.

 

Para competir com Presidente Prudente, a cidade cubana de Alamar foi a sorteada e também promove ações para atrair seu povo para o esporte. Ganha o município que, proporcionalmente, movimentar mais adeptos, que devem se registrar pelo telefone após a prática de qualquer tipo de atividade física.

 

Entre as milhares de cidades do continente americano inscritas na 23ª edição do Dia do Desafio, as duplas competidoras foram definidas em sorteio eletrônico realizado no último dia 8 de maio, em evento realizado no Sesc Jundiaí, que contou com a participação de nomes importantes do esporte brasileiro, como o medalhista olímpico Nalbert (vôlei), o pentacampeão mundial de futebol Edmilson e o craque das décadas de 60 e 70 Ademir da Guia. O sorteio foi transmitido pela internet e os internautas puderam acompanhar em tempo real toda a cerimônia.

 

Mundialmente conhecido como Challenge Day, o Dia do Desafio é uma iniciativa da Tafisa – The Association For International Sport for All, com o apoio da Isca (International Sport and Culture Association) e da Unesco e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições. O  Sesc São Paulo coordena a campanha no continente americano desde 2000.

 

 

Outras cidades do Oeste Paulista

Dezenas de outras cidades da região de Prudente também vão encarar o desafio: Osvaldo Cruz e Adamantina competem, respectivamente, com as venezuelanas Ciudad de Nutrias e Cordero, Presidente Epitácio enfrenta Paraguaçu Paulista; e Tupã compete com a gaúcha Venâncio Aires. Dracena fará um autodesafio, em que a cidade tem a missão de superar o número de adeptos da edição anterior. Cada município conta com um número próprio de telefone para registro de participação. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Esportes de cada cidade.

 

Programação no Sesc Thermas

Um dos convidados do Dia do Desafio no Sesc Thermas de Presidente Prudente é o atleta Lenísio, ex-seleção brasileira de futsal, que passa o dia todo em Prudente e promove a atividade Desafios no Futsal em três oportunidades: das 9h30 às 11h30, das 13h às 15h e das 18h às 22h. O jogador desafia os participantes em jogadas da modalidade, dando dicas e criando situações de jogo.

 

Com uma bicicleta, seu equipamento de som e uma placa fotovoltaica (painel que converte a energia da luz do sol em energia elétrica), oDJ Bikebeats, de São Paulo (SP), leva música a lugares públicos sem precisar de energia. Ele será o responsável pelo som na atividade Nas Batidas do Coração, que ocorre das 8h30 às 20h30, com os instrutores de atividades físico-esportivas do Sesc. Nela, serão realizados exercícios que movimentam o corpo de forma rítmica e compassada, melhoram a resistência aeróbica e fortalecem os músculos.

 

Ainda na próxima quarta-feira, também há uma vivência de Ginástica Acrobática e Geral, com a Quality Ville, de Piracicaba (SP), das 9h30 às 17h30. As duas modalidades se complementam numa vivência divertida em que exercícios com arcos, fitas, bolas, saltos e cambalhotas desafiam os limites do corpo.

 

As atividades propostas pelo Dia do Desafio no Sesc Thermas de Presidente Prudente são gratuitas e abertas a todos os interessados. Após a prática de uma delas ou de qualquer outra atividade em Prudente, os adeptos podem registrar sua participação por meio do telefone(18) 3908-3828 e assim contribuir para uma população mais saudável e consciente.

 

Mais sobre o Dia do Desafio

Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. O Sesc São Paulo coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O Dia do Desafio é uma iniciativa da Tafisa - The Association For International Sport for All, com o apoio da Isca(International Sport and Culture Association) e da Unesco e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.

 

Atenta às mudanças de hábitos, de relações de convívio e da sociedade de uma forma geral, essa edição do Dia do Desafio propõe uma forma de participação mais ativa e engajada, além da competição entre as cidades. A ideia é que pessoas que já tenham o hábito de se mexerem, influenciem e desafiem amigos e familiares a lhes acompanhar. E para aqueles que buscam um motivo para mudar de hábito, encare este desafio.

 

"O Sesc realiza o Dia do Desafio desde 1995. Em que pesem as mudanças sociais ocorridas no período, a busca pela mobilização da sociedade por meio da atividade física apresenta-se como ocasião inspiradora para que o movimento seja cada vez mais inserido como prática cotidiana dos habitantes", ressalta Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. "Para a efetividade dessa mobilização, a aproximação com as prefeituras e instituições dos diversos setores oferece laços para a colaboração mútua, que reverberam em benefícios para a sociedade em geral".

 

Para Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, “ao longo das realizações do Dia do Desafio, fomos descobrindo novas formas de motivar pessoas, grupos e cidades a praticar esportes e atividades físicas. Isso tem se refletido num maior engajamento da comunidade, que cada vez mais reconhece a importância da prática regular como parte de sua qualidade de vida”, finaliza a coordenadora.

SERVIÇO

Dia do Desafio
Dia 31 de maio, quarta-feira. Durante todo o dia.
Telefone para registro das atividades em Presidente Prudente: (18) 3908-3828

Mais informações com as secretarias de esporte de cada cidade participante e pelo endereço www.sescsp.org.br/diadodesafio

 

PROGRAMAÇÃO NO SESC THERMAS DE PRUDENTE:

 

Aulas Abertas Nas Batidas do Coração

Dia 31, quarta, das 8h30 às 20h30.

No Bosque do Sesc Thermas.

Vagas limitadas. Inscrições no local.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Vivência Ritmos e Mais Ritmos

Dia 31, quarta, das 9h às 10h e das 19h às 20h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Vivência Desafios no Futsal

Dia 31, quarta, das 9h30 às 11h30, 13h às 15h e das 18h às 22h.

Na Quadra do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Vivências Esportes na Areia

Dia 31, quarta, das 9h30 às 17h30.

Na Quadra de Areia do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Vivência Ginástica Acrobática e Ginástica Geral

Dia 31, quarta, das 9h30 às 17h30.

No Quintal Esportivo do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Vivência Biribol

Recreação livre: Dia 31, quarta, das 9h30 às 16h45.

Vivência dirigida: Dia 31, quarta, das 17h às 18h.

No Parque Aquático do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Vivência 21 e Outras Jogadas

Dia 31, quarta, das 14h às 17h30.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Minicircuito Bicicletas com Rodinha

Dias 31/5 e 1°/6, quarta e quinta, das 11h às 17h30.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Hidroanimação

Dia 31, quarta, das 10h às 11h.

No Parque Aquático do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

Willy Macedo
Cultura Inglesa