Entrevistas • Gerais

29 de Junho de 2017

Universitária fala de doença rara e ganha seguidores no Youtube

Já ouviram falar em “Ictiosi Lamelar”? Pouca gente sabe o que é. A universitária Paloma Ferreira Lira, de 20 anos, moradora em Pirapozinho, é portadora dessa doença, uma genodermatose autossômica recessiva rara, caracterizada pela presença de escamas grandes em todo o corpo.

Normalmente, quem sofre dessa doença, se esconde, temendo a discriminação. Mas Paloma Ferreira Lima encarou o problema e fala abertamente sobre o tema.

Criou um canal no Youtube, que em pouco tempo ganhou mais de 3 mil seguidores. No programa fala de sua vida, suas preferências (música country e dança country), como lida com a doença e dá dicas para quem precisa enfrentar esse ou outros problemas na vida. “A vida é feita para viver ! Tem gente que passa o tempo reclamando de coisas insignificantes. Devia levantar a cabeça porque está vivo, e agradecer muito a Deus, porque se não fosse ele a gente não estaria aqui”, ensina em seu canal.

A “Cinderela Country” diz enfrentou muita discriminação quando era criança. Não sabia lidar com isso. Na adolescência se revoltou. Mas que hoje “entrega para Deus”. Aluna do curso de Zootecnia  na Unoeste, relata que nessa fase da vida passou a receber o apoio das pessoas, não percebe mais atos discriminatórios. Mas, quando circula pela cidade, e chega em algum lugar, nota olhares estranhos das pessoas. “Isso não me incomoda mais”, garante. “Hoje entendo que isso acontece por falta de informação. Elas não sabem o que passo, que doença é essa. Então, entrego na mão de Deus, ele é maior e sabe o que faz!”.

“Se Deus me mandou vir para o mundo assim, é por que tinha algum propósito. Eu aceito e dou valor à minha vida, um presente divino, que agradeço a Deus”, conclui.

Paloma trata a doença na Unicamp, e em Presidente Prudente recebe acompanhamento do médico Wilson Vidal, pois faz uso contínuo de uma medicação muito forte.

A “Cinderela Country” – nome que ela deu ao seu canal no Youtube, foi a primeira a se inscrever no 1.o Festival de Youtubers de Presidente Prudente e região, que será realizado dias 26 e27 de agosto, no Euromarket.

 

 

 

A youtuber Paloma Ferreira Lira, dá lições de vida

A youtuber Paloma Ferreira Lira, dá lições de vida

Willy Macedo
Cultura Inglesa