Personalidades Prudentinas • Gerais

09 de Agosto de 2017

Prudentino lança livro sobre prevenção de lesões em atletas

O professor Nelson Hilário Carneiro, de Presidente Prudente, lançará livro de tiragem nacional, dia 25 de agosto, em Fortaleza. O evento faz parte da programação do Campeonato Mundial de Capoeira.  “Capoeira – Aptidão física e lesões – um guia para o treinamento seguro e eficaz” é o título da publicação.

Apaixonado por esportes, principalmente lutas, e a capoeira, em especial, Carneiro tem 48 anos de idade, e longa carreira acadêmica e esportiva.

Graduado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Treinamento Esportivo e Fisiologia do Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento, Hilário tem o Mestrado em Treinamento Resistido para Terceira Idade. Ministrou, durante dez anos, aulas no curso de Educação Física na Unoeste em várias disciplinas, dentre elas Treinamento Personalizado, Educação Física para Terceira Idade, Ginástica Geral, Lutas (Esportes Individuais III) e Educação Física para Portadores de Necessidades Especiais. Também ministrou aulas em cursos de pós-graduação, dente eles Geriatria, Educação Física Infantil e Treinamento Funcional. Durante nove anos, de 2007 a 2016, coordenou o Grupo de Estudos e Pesquisas em Programas de Exercícios Físicos no Envelhecimento.

Diz que seu livro visa a prevenção de lesões em atleta de alto rendimento – e também em iniciantes. “É uma contribuição para quem gosta de treinar para que  façam da forma correta, conhecendo minimamente a maneira adequada de praticar exercícios físicos para diminuir a probabilidade ocorrência de lesões, aprendendo a importância do aquecimento e alongamento, quais exercícios são importantes para a prevenção e como pratica-los, bem como a reabilitação após lesões”, pontuou.

O nome de Nelson Carneiro aparece três vezes na programação do Campeonato Mundial de Capoeira, em Fortaleza, além do evento de lançamento do seu livro, dia 25. Na véspera, 24, ele ministrará um curso sobre “Lesões em Treinamento Esportivo”. No dia 26, disputará o campeonato, como atleta da categoria de 40 a 50 anos.

 

Cultura Inglesa
Willy Macedo