Cultura • Entretenimento

05 de Novembro de 2017

Sesc Thermas promove série de atividades que celebram a Consciência Negra

Em vários espaços, programação gratuita conta com
 bate-papos, oficinas, vivência e exibição de filmes

Música, dança, gastronomia e várias outras áreas foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africana. E no mês em que é comemorada a Consciência Negra, o Sesc Thermas de Presidente Prudente prepara uma série de atividades visando aprofundar o tema sobre igualdade racial.  A programação tem início nos dias 11 e 12, com a oficina Construção de Histórias Bordadas.

Das 10h às 13h, Fabiana Alves, do Coletivo Mãos Negras de Presidente Prudente, fomenta o registro das recordações de histórias passadas por meio da arte do fuxico e das técnicas do bordado em ponto cruz, ponto atrás e do ponto corrente. A atividade gratuita ocorre no quiosque do Sesc Thermas. Com vagas limitadas, as inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento.

Já nos dias 16 e 17 é a vez da oficina de Dança Afro, com o professor Emerson Euzebio, de Presidente Prudente. Nela, os participantes aprendem a execução de danças trazidas pelos negros quando chegaram ao país no regime escravocrata, seus simbolismos inseridos pela arte, religiosidade e a resistência. A atividade ocorre das 19h às 20h30, na área de convivência do Sesc. Gratuitas, as inscrições serão feitas no local.

Ivonete Alves, do Coletivo Mãos Negras, ensina o processo de construção de máscaras afro-brasileiras nos dias 18 e 19, das 10h às 12h, no bosque do Sesc. Na oficina gratuita, o participante conhece ainda a história que envolve o objeto. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na central de atendimento. As vagas são limitadas.

O Cine Bosque deste mês apresenta o especial Consciência Negra, com produções que abordam conflitos raciais e a diversidade da cultura afro através de quatro filmes de produções nacionais e internacionais: Dona Vilma | Tudo o que você gostaria de saber sobre macumba e nunca teve coragem de perguntar (7/11); Madame Satã (14/11); Faça a Coisa Certa (21/11); e Sangoma (28/11). As exibições gratuitas começam às 20h30, no bosque do Sesc.

A obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas de educação é debatida durante o bate-papo “Educação na perspectiva Ubuntu”, com a socióloga e mestre em Ciências, Roseli Oliveira, de São Paulo (SP), e a mestre em Educação e coordenadora do Coletivo Mãos Negras, Ivonete Alves. A mediação será de Lisie Alves. O encontro será no dia 22, às 19h, na área de convivência, com entrada aberta à população.

Mãe Neide, de Ribeirão Preto (SP), comanda a oficina culinária africana "Awa ba wa jeun, Oluwa", pelo projeto Bom, Bonito e Gostoso. Mãe Neide fará as iguarias akará, vatapá e cuscuz, comidas que preservam a influência yoruba na culinária alimentar das comunidades tradicionais de matriz africanas existentes no país.  A oficina será nos dias 25 e 26, às 10h, no quiosque do Sesc Thermas. Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas na central de atendimento.

Para fechar a programação, o Sesc Thermas fomenta ainda uma conversa sobre a busca da igualdade social nascida com Zumbi dos Palmares, líder negro de resistência e da luta da identidade da pessoa negra como parte da história constituinte do povo brasileiro.

O bate-papo “Arte e memória ancoradas em corpos negros” recebe Luiz Gustavo Alencar de Mendonça, de Bauru (SP), graduado em Artes Visuais, e Igor Henrique, de Presidente Prudente, organizador da Batalha do Vale, no dia 29, às 19h, na área de convivência. A mediação é de Kissy Luan, do Coletivo Mãos Negras.

 

SERVIÇO


 

Mês da Consciência Negra


 

Oficina Construção de Histórias

Com Fabiana Alves, do Coletivo Mãos Negras

Dias 11 e 12 de novembro, sábado e domingo, 10h às 13h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Inscrições na Central de Atendimento

Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Oficina Dança Afro

Com professor Emerson Euzébio, de Presidente Prudente

Dias 16e 17 de novembro, quinta e sexta, 19h às 20h30.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Inscrições na Central de Atendimento

Grátis. Classificação indicativa: 14 anos.

 

Oficina Máscaras Afro-Brasileiras

Com Ivonete Alves, do Coletivo Mãos Negras, de Presidente Prudente

Dia 18 e 19 de novembro, sábado e domingo, 10h às 12h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Bate-papo Educação na Perspectiva Ubuntu

Com socióloga Roseli Oliveira, de São  Paulo

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Dia 22 de novembro, quarta-feira, às 19h.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Oficina Culinária Africana “Awa Ba Wa Jeun, Oluwa”

Com Mãe Neide, de Ribeirão Preto (SP)

Dias 25 e 26 de novembro, sábado e domingo, às 10h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Bate-papo Arte e Memória Ancoradas em Corpos Negros

Com Luiz Gustavo Alencar, de Bauru (SP)

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Dia 29 de novembro, quarta-feira, às 19h.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

Interplan
Willy Macedo
Cultura Inglesa