Tema foi destaque na abertura das campanhas “Novembro Azul” e “Novembrinho Azul”
Mais de 100 colaboradores preencheram o auditório do Hospital Regional “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, na manhã desta quinta-feira (09), para a abertura oficial das campanhas “Novembro Azul” e “Novembrinho Azul”, realizadas durante todo mês de novembro, tanto no HR quanto no Ambulatório Médico de Especialidades “Doutor Antônio Carlos Fontoura da Silva”.
Na ocasião, o urologista e uropediatra João Parizi, ministrou uma palestra voltada aos dois temas. A qual teve como base o esclarecimento de dúvidas e orientações a respeito da doença, sobretudo quanto a importância do exame clínico.
De acordo com o especialista, a campanha “Novembro Azul” ressalta a relevância do tema, o câncer de próstata, uma vez que o diagnóstico precoce “pode reverter o quadro de saúde em mais de 85% dos casos”.
Ainda conforme João, os exames preventivos devem ocorrer uma vez por ano, em homens com mais de 45 anos. Já aqueles que possuem casos na família, o diagnóstico deve ser feito após os 40 anos de idade. “O exame realizado antes dessa faixa etária, não beneficia o atendido”, expõe.
Quanto ao “Novembrinho Azul”, voltado a saúde gênito-urinária de crianças e adolescentes do sexo masculino, o urologista refletiu, juntamente com todos colaboradores presentes, sobre a necessidade de atendimentos urológicos para este público, sobretudo em casos clínicos específicos. “Não trata-se, especialmente, do câncer de próstata, mas sim de uma atenção especial a todo sistema urológico de casa criança e adolescente”, explica.
O diretor administrativo do HR e AME, frei Jacó Silva, esteve presente no evento e proferiu palavras de incentivo as precauções em relação a doença.
Além deste evento, durante todo o mês de novembro, uma programação especial foi preparada para todos colaboradores, pacientes e público em geral.