Minhas Viagens • Travel

20 de Novembro de 2017

DIÁRIO DO MARROCOS 19/11/2017

Porta do Saara

Desde sexta feira estou em Merzouga, povoado situado no sudeste marroquino, a 400 km de Marrakesh, lugar isolado e com pouca estrutura, mas as acomodações para os visitantes são boas.  A Argélia está a apenas 30 km. A vila fica bem junto às dunas que marcam o início do deserto total.  Ouarzazate, perto daqui, é conhecida como a Hollywood marroquina, conhecida por ter sido cenário pra a filmagem de diversos filmes, como “A Múmia”, Gladiador, A última tentação de Cristo, Lawrence das Arábias, entre outros…

 

Sol aterrador

Presidente Prudente e' uma cidade muito quente. Já houve registros de temperaturas de até 40 graus. Mas nada se assemelha ao Marrocos. O sol e' aterrador, mesmo nesta epoca,  inverno daqui. O bafo quente te faz manter os olhos semi-encerrados. 

 

 

Perplexidade

Fiquei sem palavras diante da imensidão do deserto. O contraste incrível entre as dunas e o deserto negro, a aridez, a solidão, a vida do lugar…

Azul intenso

O infinito mar de areia do deserto é coberto um céu limpíssimo, de azul tão intenso quanto o mar. Como se o silêncio empurrasse a abóbada celeste sobre meus olhos e ouvidos. O silencio do deserto desperta e extasia os sentidos, .

 

Planetário

O céu sob o deserto fica  absurdamente estrelado logo que escurece. Dá para ver nitidamente o manto de estrelas. Um imenso planetário.  

 

Frio e calor

Algum incauto que vier para o deserto preparado só para o calor, vai sofrer. As noites são muito frias. Para dormir são necessários muitos cobertores. Constraste incrivel com os dias absurdamente quentes.

 

Mar de dunas

Acordei um pouco antes da alvorada e escalei uma duna mais alta para tentar ver o nascer do sol. Ali do topo pode ver até onde os olhos se perdem um verdadeiro mar de areia e silêncio. De manhãzinha as dunas têm um tom  avermelhado, mas a medida que o sol vai subindo e dominando o cenário, tudo amarela, ao entardecer, predomina a cor púrpura.  Cenário de filme.  Algo único. Sensação de imensidão e isolamento, silêncio e solidão. Você vira um grão de areia perdido naquela infinidade.

 

 

Povo do deserto

Famílias nômades vivem no meio do deserto. Causa espanto ver como vivem. O pão é feito num buraco na terra, a água transportada dos poços a km de distância… vida simples, vida dura!

 

Bislama!  (Até logo, em árabe)

Cultura Inglesa
Willy Macedo