INOVA PRUDENTE • Business

24 de Janeiro de 2018

Primeiro dia da Semana da Inovação reúne mais de 300 pessoas na Inova Prudente

A primeira Semana da Inovação de Presidente Prudente teve início nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (22/01), com o minicurso de Arduino. Mas foi no período noturno que o auditório ficou repleto de pessoas e foi realizada a abertura oficial do evento, com a presença do prefeito Nelson Bugalho, autoridades municipais e inscritos nas ações programadas para o primeiro dia.

Durante o ato oficial, o diretor-presidente da Fundação Inova Prudente, José Wilmar Ferreira Lima, lembrou dos eventos realizados em 10 meses, como o 1º Startup Weekend, 1º Encontro do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, 1º Hackathon Prudente – Negócios Imobiliários, além das mais de 20 palestras que reuniram cerca de 1.500 pessoas. “Estamos felizes por já começarmos o ano com a Semana da Inovação, mais um grande evento”.

José Wilmar falou ainda sobre os termos de cooperação firmados com algumas instituições de ensino superior da cidade, “o que dará condições dos acadêmicos utilizarem o complexo de quase 5 mil metros quadrados para empreender e inovar”.

O titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, falou sobre a grandiosidade do projeto de Governo que contará com laboratórios de realidade virtual e aumentada e demais equipamentos inéditos no município.

Alessi afirmou que são muitas ações previstas para o Centro de Inovação, inclusive voltadas para alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola. “É uma forma de incentivarmos a primeira geração e ter gosto pela ciência”, pontuou, acrescentando que o espaço contará ainda com Coworking, aceleradora de startups e incubadora de empresas jovens.

Já o prefeito disse que a Semana da Inovação só é possível devido a união de várias instituições. “Mal começa o ano e temos um grande evento na Fundação. Outras cidades saíram a frente no Brasil, mas Prudente está no caminho certo. Queremos reorientar a economia do município e o principal instrumento é a Fundação”, concluiu.

Após a abertura oficial, a programação da Semana da Inovação teve a palestra ‘A Quarta Revolução Industrial: oportunidades e desafios que o momento oferece’, com o professor doutor Wagner Sanchez, oferecida em parceria com a Toledo Prudente Centro Universitário; e o ‘Diálogo aberto com personagens reais do empreendedorismo’. Juntos, os eventos contabilizaram um público de mais de 300 pessoas.

A Semana da Inovação é realizada pelo Governo Municipal, por meio da Inova Prudente em parceria com a Setec, e tem apoio da Toledo Prudente Centro Universitário, FGV Prudente, Realidade Aumentada Brasil, Data Science Academy, Stetnet, Hort Studios e Make Indie Games. 

Cultura Inglesa
Willy Macedo
Interplan