Saúde • Gerais

05 de Fevereiro de 2018

Fisioterapia trata disfunções sexuais femininas

Disfunção sexual feminina é o transtorno de qualquer uma das fases da resposta sexual fisiológica da mulher, que compreende em desejo, excitação, orgasmo e resolução, impedindo de ter uma relação completa, prazerosa e sem dor.  Consequentemente, interfere tanto em sua qualidade de vida quanto no relacionamento com os seus parceiros, influenciando na saúde física, social e mental.

Mais especificadamente, as disfunções sexuais feminina são classificadas em distúrbio de excitação (incapacidade de manter a lubrificação durante o ato sexual), distúrbio do desejo sexual hipoativo (pouco ou nenhuma libido), transtorno sexual do orgasmo (dificuldade ou incapacidade de chegar ao orgasmo), dispareunia (dor genital durante o ato sexual) e vaginismo (contração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem qualquer penetração), sendo os dois últimos os mais prevalentes na população feminina.

Infelizmente, para muitos ainda é tabu conversar sobre sexo. Há um receio muito grande entre as mulheres em questionar sua sexualidade, desfrutá-la ou tratá-la (caso necessário). Porém, disfunções sexuais tem tratamento, de maneira multidisciplinar e com resultados bastantes satisfatórios.

De acordo com a fisioterapeuta Mariane Costa Christovam (especialista em Uroginecologia e Obstetrícia Pela Unesp), a  fisioterapia é uma alternativa fundamental para a cura das disfunções sexuais femininas, tendo como principal objetivo fazer com que a mulher tenha relações sexuais completas, prazerosas e sem dor, o que promove consequentemente uma vida sexual saudável a pessoa tratada, assim como a qualidade de vida do casal.

Ela atua na Clínica Pact, em Presidente Prudente, e explica que por meio de várias técnicas, métodos, exercícios e aparelhos específicos, o tratamento fisioterapêutico devolve o controle e a função da musculatura pélvica pois promove o relaxamento e fortalecimento da região. Incialmente é necessário a realização de uma avaliação para guiar de maneira direta a conduta a ser realizada com o indivíduo.  Orientações e educação sexual também são realizadas pelo profissional.

A clínica PACT fica na rua Sete de Setembro, 785, Jardim Aviação. Telefone: (18) 3221-

www.pactcenter.com.br

Willy Macedo
Interplan
Cultura Inglesa