Sinomar Calmona     • Presidente Prudente / SP     • Jornal O Imparcial     • Contato
 
 
Galeria de Fotos TV Sinomar Links Calendário Cadastre-se
 
 

Diário da Mongólia • Travel

12 de Abril de 2018 -
Parceria com o Governo
Por:

 


por Milena Mendes

O ano de 2017 foi cheio de surpresas, do início ao fim. Foi incrível, foi sofrido, foi divertido, foi desgastante, foi… 2017. 

Dentre tantas das coisas que eu jamais poderia ter imaginado acontecer esteve uma reunião lá em Setembro (ou Outubro, não me lembro ao certo) com um dos sub-prefeitos de Ulaanbaatar, capital da Mongólia, e cidade onde eu vivo.

Pra que você entenda melhor: São Paulo, capital, tem mais de 12 milhões de habitantes. Apenas uma Prefeitura não daria conta de atender à toda população; por isso, a cidade é dividida em regiões (distritos), cada qual com uma sub-prefeitura. Ulaanbaatar tem apenas 1,5 milhão de habitantes, mas também é organizada em distritos, nove ao todo.

O distrito onde eu moro e também onde fica o colégio onde eu trabalho chama-se Чингэлтэй, ou Chingeltei, no nosso alfabeto latino. Por indicações, não sei de quem, o sub-prefeito de Chingeltei chegou até mim e me fez um convite muito bacana: encabeçar um projeto-piloto, inédito em todo o país (que tem pouco mais de 3 milhões de habitantes dos quais haja registro), de aulas gratuitas aos moradores de todos os bairros deste distrito. 

Achei a ideia muito legal! Eu sou super incentivadora de projetos sociais, ainda mais quando o assunto é Educação. Aqui na Mongólia tudo leva bastante tempo para acontecer. Já ciente disso, quando o sub-prefeito disse que queria iniciar as aulas em Janeiro, eu fiquei bem desconfiada. Resumo da ópera: eu até esqueci disso, ele não entrou mais em contato até Fevereiro, e iniciamos a primeira turma no dia 1 de Março.

Eu tive cerca de sete dias (pouco tempo!) para desenvolver o cronograma de aulas, mas deu tudo certo. O programa consiste em nível básico de Inglês, com duas aulas semanais de 90 minutos cada, e certificação ao final das doze semanas de curso. 

A fim de atender o número máximo de alunos (ou seja, habitantes), o sub-prefeito estabeleceu uma regra: uma falta não justificada resultaria em exclusão do aluno naquela turma, abrindo vaga aos primeiros na lista de espera. SIM! Para minha surpresa, tivemos lista de espera. O número de interessados superou as expectativas até mesmo do Governo. Parece uma decisão radical do “chefe”, mas ele a justificou justamente esperando o compromisso do aluno com o oferecimento gratuito de Educação de outro idioma. 

Hoje, 12 de Abril, encerramos com sucesso este ciclo inicial! Eu fiquei muito feliz. Esta turma foi extremamente heterogênea, isto é, diversos tipos de alunos, incluindo os que já tinham alguma noção de Inglês misturados aos que não sabiam nem as letras do alfabeto (como você percebeu anteriormente, as letras do alfabeto Cerílico não são nada semelhantes às nossas).

No entanto, o que mais me chamou a atenção foi a mistura de faixas etárias. Dentre os 18 e 60 anos, podia participar quem quisesse. E foram os “mais experientes” que ocuparam a maioria das cadeiras. Desde o primeiro dia de aula, eu liberei o uso do celular em sala apenas para uma função: tirar fotos das lousas e da televisão onde era exposto o conteúdo. 

Eu sou a favor do uso de tecnologia no ambiente educacional, desde que limitado e de forma organizada. E foi um sucesso! Estudavam no ônibus, nas filas em espera, onde quer que fossem e não tivessem o livro consigo. Fiquei emocionada em ver o empenho de muitos deles que, declaradamente, nunca vão usar o Inglês em um intercâmbio ou outro emprego (vários aposentados), mas gostam de aprender coisas novas.

O meu contrato com o Governo é de um ano, passível de extensão. O projeto faz parte de um programa de cuidado da população nos âmbitos de Segurança, Saúde e Educação. 

19/01/2018
Capítulo 12 - Quesito Mongólia, nota: DOZE!
abrir o post
19/11/2017
Marinha Americana: aniversário na Mongólia
abrir o post
23/08/2017
Do deserto à televisão
abrir o post
04/07/2017
As surpresas do verão Mongol
abrir o post
16/05/2017
"Noestrangeiro 2.0"
abrir o post
 
 
22 de Abril de 2018
clique para acessar a coluna
 
BUSCA PELO SITE
Galeria de Fotos
TV Sinomar
Links
Calendário
Cadastre-se
CONHEÇA MAIS
Sinomar Calmona
Presidente Prudente / SP
Jornal O Imparcial
Contato
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
 
DESENVOLVIDO POR:
Fabrício Modafaris
 
 
PHP Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'C:\Program Files (x86)\Parallels\Plesk\Additional\PleskPHP5\ext\php_oci8.dll' - Não foi possível encontrar o módulo especificado. in Unknown on line 0