Turismo • Travel

10 de Maio de 2018

TERRA PARQUE ECO RESORT - O paleontólogo William Nava visita Terra Parque

Nesse último sábado, 05, o Paleontólogo e Coordenador do Museu de Paleontologia de Marília (SP), William Roberto Nava veio conhecer a estação de fósseis do Projeto Pedagógico, do Terra Parque.

 

Em sua visita, como presente, William trouxe exemplares de fósseis de Titanossauro, em tutela do Museu de Paleontologia, encontrado na região de Presidente Prudente.

 

Os fósseis do acervo do Museu de Paleontologia, onde o pesquisador William é coordenador e cedeu a tutela para o Terra Parque, são: Pepesuchus Deiseae, Bauruemys Elegans e agora o Titanossauro. Já como réplica fiel, o acervo conta com: Crânio de Smilodon (Dente de Sabre), Crânio de Velociraptor, Deinonychus em poliresina e EasyFlo escala 1:1, Garras e o Crânios de Tiranossauro Rex e o Fêmur de Titanossauro.

 

O Terra Pedagógico tem parceria com alunos e professores da Empresa GeoAmbiental Jr., da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp de Presidente Prudente – SP.

William Roberto Nava

 

O pesquisador William Nava é formado em Jornalismo e História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Letras da UNESP -Campus de Assis - SP. Atualmente é Coordenador do Museu de Paleontologia de Marília – SP, ligado à Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Marília.

 

Desde adolescente, William é ligado em Paleontologia. E, por curiosidade ele se envolveu com Paleontologia e se tornou muito habilidoso em localizar e reconhecer fósseis.

 

Na região de Marília ele já realizou importantes descobertas pré-históricas que viveram no Período Cretáceo (70 milhões de anos atrás), como fósseis de dinossauros herbívoros (Titanossauros), uma espécie extinta de pequeno crocodilo (Mariliasuchus amarali). Cujos fósseis estão sendo estudados nos laboratórios do Museu de Zoologia da Universidade de S. Paulo – USP, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Museu Nacional – RJ e UNESP/ Rio Claro - SP.

 

Museu de Paleontologia

 

Inaugurado em 2004, o Museu de Paleontologia de Marília é uma significativa contribuição ao conhecimento científico regional e nacional na área da paleontologia.

 

Com o objetivo de promover a pesquisa paleontológica, preservar e divulgar os achados junto à população e à comunidade científica e estimular a presença de visitantes da própria cidade, bem como da região e também de outras partes do país, uma vez que é o único museu com essa temática, em todo o oeste do estado de São Paulo.

 

Sob coordenação do pesquisador William Nava, no museu podem ser vistos ossos de dinossauros, como um fêmur medindo 1,10 m de comprimento, fósseis e ovos de crocodilos e restos de tartarugas que contam a história geológica desta região, além de peixes fossilizados e troncos de árvores petrificados obtidos por doação. Painéis e fotografias retratam as eras geológicas e os trabalhos de escavação em busca de fósseis.

 

 

William Roberto Nava em pesquisa pelo Terra Parque, acompanhado de Dirceu Medeiros e Alixandre Neto

 

Cultura Inglesa
Willy Macedo
Interplan