INOVA PRUDENTE • Business

13 de Maio de 2018

Startup Weekend Women: mulheres desenvolverão negócios em 54 horas

Nem toda empresa é startup. Mas toda startup é capaz de se tornar empresa um dia

O Startup Weekend Prudente chega à terceira edição, sendo a primeira com a temática feminina, neste fim de semana – de 18 a 20 de maio.  Serão 54 horas de interação, mentoria e desenvolvimento de novos modelos de negócios nas dependências da Fundação Inova Prudente.

Presente em mais de 150 países e 700 cidades, superando 3 mil de edições realizadas e 13 mil startups desenvolvidas, o Startup Weekend já se consagrou como o maior evento do mundo deste segmento. Sua origem foi no ano de 2007, nos Estados Unidos.

No Brasil, um dos cases de destaque é o aplicativo móvel Easy Taxi, já internacionalizado, presente em mais de 30 países.

Como são feitos os trabalhos?

Na noite de sexta-feira (18), os participantes se reúnem e apresentam suas ideias. Tudo bem quem não pensou em algo, pode integrar algum grupo que desperte seu interesse.

É normal que surja a necessidade de votação pelas melhores ideias ou que algumas outras se unam. Esse momento é justamente para isso.

Entre a manhã de sábado (19) e noite de domingo (20), os grupos desenvolvem um plano de negócios e validam os desafios a serem resolvidos pela ideia.

Além dos organizadores, técnicos e mentores farão o acompanhamento. Durante todo o processo, os grupos receberão dicas e serão avaliados. O local definido para sediar o evento é estratégico por permitir que os envolvidos saiam às ruas pesquisar e vender suas ideias, além de ser um lugar envolvente que respira inovação.

Se preciso for, as ideias serão trabalhadas e retrabalhadas durante essas 54 horas até a avaliação feita pelos jurados. Apenas uma ideia sairá vitoriosa.

Cidade apoia

O secretário de Tecnologia de Presidente Prudente, Rogério Alessi, a cidade apoia o empreendedorismo e acredita em sua relevância para o futuro da cidade.

“Presidente Prudente é, talvez, a única cidade a apoiar eventos como esse. A cidade acredita em seu potencial empreendedor e em um futuro com destaque em inovações”, pontua.

E o local tem o clima ideal para sediar o evento. "Estamos tendo a oportunidade de difundir o empreendedorismo, criar novas conexões entre as pessoas e estimular a inovação. Isso tudo está no DNA da Fundação Inova Prudente", conclui o secretário.

Vitrine

Além de potenciais empreendedores, organizadores e mentores, investidores participam de edições do Startup Weekend em busca de uma nova oportunidade de investimento. Mas isso não é uma regra.

Nem toda empresa é startup. Mas toda startup é capaz de se tornar empresa um dia, que é o momento em que o modelo de negócio cresce o suficiente para se manter, em ritmo mais acelerado do que os custos necessários para existir.

Mas, devido às incertezas, é importante encontrar parcerias e investidores que aceitem os mais variados riscos.

Sobre o Startup Weekend Women Prudente

Com o intuito de promover o empreendedorismo entre as mulheres e formar empresas de futuro promissor com aquele toque feminino, o Startup Weekend Women Presidente Prudente terá sua primeira edição realizada no Inova Prudente, entre os dias 18 e 20 de maio. São 54 horas de evento.

Os participantes são divididos pelas categorias designers, programadores e negócios, tendo a oportunidade de apresentar suas ideias e formar equipes para colocá-las em prática e apresentá-las aos mentores e jurados. Homens poderão participar do evento, desde que não exceda 25% dos inscritos.

Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim passíveis de receber investimento.

O Startup Weekend

O Startup Weekend é o maior evento de startups no mundo e consiste em um final de semana com a mais profunda imersão que reúne profissionais de várias áreas para criarem protótipos de empresas ou projetos em apenas 54 horas.

 

Interplan
Willy Macedo
Cultura Inglesa