INOVA PRUDENTE • Business

04 de Junho de 2018

Jovens especialistas em robótica conquistam primeiro emprego na Inova

No que depender do Governo Municipal, a Fundação Inova Prudente será um verdadeiro Centro de Excelência de inovação e tecnologia. Entretanto, muito mais que em aparelhos de última geração, a instituição investe também em mão de obra qualificada.

Um exemplo claro disso é a contratação dos estagiários de robótica. Apesar da pouca idade, já que João Vitor Ferreira Ferrer tem 19 anos e Vinícius Henrique Coutinho Alves 18, ambos têm uma ampla experiência. O primeiro citado cursa Engenharia de Produção e começou a ter contato com o mundo da robótica aos 12 anos; o segundo está na graduação de Sistema de Informação e aos 15 iniciou sua experiência na robótica.

O que ambos têm em comum além do gosto pela robótica e o local de trabalho? Tanto João quanto Vinícius iniciaram na robótica no Sesi (Serviço Social da Industria) e trilharam um caminho promissor. João competiu em três temporadas dos torneios de Robótica FLL, sendo duas vezes consecutivas na etapa Nacional, e em 2014 no Mundial na Espanha, onde junto à equipe conquistou o terceiro lugar na categoria inspiração. Nos anos seguintes foi convidado a ser juiz em torneios de Robótica FLL e em 2017 na WRO. Já Vinícius passou por fases Regional e Estadual e junto à equipe alcançou a terceira colocação na etapa Nacional, em 2016.

Para Vinícius, é gratificante trabalhar na área que gosta na Inova Prudente. “Principalmente por perceber o interesse que as crianças têm em aprender em robô, em desenvolver o projeto, pois é difícil encontrar pessoas interessadas na área nos dias atuais”, diz.

João acrescenta que parece ser possível enxergar nas crianças como ele era quando iniciou na robótica. “Não sabíamos nada e fomos aprendendo. É bacana ver a curiosidade das crianças, pois já fomos assim. Estar na Inova, além de ser uma oportunidade de passar meu conhecimento e também de adquirir, é gratificante por poder incentivar crianças e adolescentes assim como fui incentivado há anos e mostrar como a ciência e a tecnologia podem acrescentar na nossa vida”.

E o trabalho de ambos não fica só na Oficina de Robótica aos alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola. Eles foram responsáveis em programar o Robô da Lego Mindstorm EV3 que estará exposto no Arduino Day, que ocorre neste sábado (12/05), das 8h30 às 13h30 na Inova Prudente.

 

Melhor Software
Willy Macedo
Interplan