Notícias • Prudente

08 de Junho de 2018

MP lança a campanha “Primeira infância como prioridade”

A primeira infância é o período que vai desde a concepção do bebê, gestação, parto e os primeiros anos da vida da criança. É um período importantíssimo para o desenvolvimento da criança e as experiências da primeira infância são tão relevantes que refletem por toda a vida do indivíduo.

É a fase do crescimento físico, desenvolvimento do cérebro, aquisição de movimentos, aprendizado e da iniciação social e afetiva.

Apesar do tempo que se passou da vigência da Constituição Federal (1988), do Estatuto da Criança e do Adolescente (1989) e da Lei da Primeira Infância (Lei n. 13.257/2016) assistimos ainda, no âmbito familiar e social, situações que prejudicam o regular desenvolvimento da criança, com experiências que ficam incorporadas e limitam o seu potencial, acarretando consequências no âmbito socioemocional e educacional. A reversão desta situação requer, em primeiro lugar, que a criança seja considerada efetivamente prioridade absoluta por todos. E em segundo, que as intervenções que ocorram em relação à criança sejam qualificadas, com uma capacitação dos pais e dos cuidadores adultos, com destaque para os professores de educação infantil.

O Grupo de Atuação Especial de Educação – GEDUC – Núcleo de Presidente Prudente – do Ministério Público do Estado de São Paulo, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Fórum Regional Permanente de Educação da Infância – FORPEDI e Unimed Presidente Prudente estão lançando a campanha PRIMEIRA INFÂNCIA COMO PRIORIDADE que tem como objetivo principal sensibilizar os pais e os adultos cuidadores, quanto à necessidade de se ter um olhar diferenciado para a primeira infância, bem como debater a educação infantil de qualidade para todas as crianças.

O lançamento da campanha ocorrerá no dia 08 de junho de 2018, na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo em Presidente Prudente, localizada na Avenida Brasil, n. 494 (térreo).

 

Programação:

 

                        9h30 a 10h – Explanação do Promotor de Justiça do GEDUC - Núcleo de Presidente Prudente – Luiz Antônio Miguel Ferreira – Tema: Lei da Primeira infância com a apresentação de vídeos a respeito do tema.

                        10h a 10h30 - Explanação da Professora Drª Cinthia Magda Fernandes Ariosi, Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da FCT/UNESP/Presidente Prudente, GEPPI - Grupo de estudo e pesquisa sobre a Primeira Infância e Presidente do FORPEDI - Fórum Regional Permanente de Educação da Infância de 0 a 12 anos – Tema: Aspectos pedagógicos relativos a primeira infância.

                        11h – Lançamento da campanha PRIMEIRA INFÂNCIA COMO PRIORIDADE

 

Willy Macedo
Interplan
Cultura Inglesa