Notícias • Prudente

08 de Junho de 2018

Senac Presidente Prudente é parceiro do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil

O Senac Presidente Prudente é parceiro do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento realizado pelo Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, Ministério do Trabalho e Gerência do Emprego e Relações do Trabalho, acontece no dia 12 de junho, Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, no Senai .

Essa ação traz à tona um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade atual, que é a submissão de crianças e adolescentes ao trabalho irregular e apresenta um esforço nacional para conscientizar a população dos males causados pela prática.

O trabalho infantil é aquele realizado por crianças com idade inferior à mínima permitida pela legislação em vigor. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 permite o trabalho a partir dos 16 anos, exceto nos casos de trabalho noturno, perigoso ou insalubre, nos quais a idade mínima é de 18 anos. A Constituição admite, também, o trabalho a partir dos 14 anos, mas somente na condição de aprendiz.

Em 2016, 1,8 milhões de crianças de 5 a 17 anos trabalhavam no Brasil. Mais da metade delas (54,4% ou 998 mil), pelo menos, estava em situação de trabalho infantil, ou porque tinham de 5 a 13 anos (190 mil pessoas), ou porque, apesar de terem de 14 a 17 anos, não possuíam o registro em carteira (808 mil) exigido pela legislação. É o que mostra o módulo temático da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua sobre Trabalho Infantil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante a programação, das 13 às 17 horas, o Senac Presidente Prudente participa do workshop com o tema Vozes da Aprendizagem: O combate ao trabalho infantil por meio da garantia de acesso à formação profissional, que contará com a participação  da docente Fabiana Neme.

Compartilhando sua experiência com os participantes, Fabiana abordará o dia a dia do aluno, que atua como aprendiz em paralelo às aulas. Falará ainda sobre a formação técnico-profissional, vinculada à Lei da Aprendizagem Profissional, os benefícios que as empresas adquirem ao integrar-se ao programa e a atuação no processo de transformação do jovem.

Participarão do encontro alunos e ex-alunos da Aprendizagem para tratar de suas experiências e docentes do programa para explicar a formação técnico-profissional.

 

Serviço:

Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil

 

Workshop: Vozes da Aprendizagem: O combate ao trabalho infantil por meio da garantia de acesso à formação profissional
Data: 12 de junho de 2018
Horário: das 13 às 17 horas

Local: Senai

Endereço: Rua: Roberto Mange, 151 - Jardim Marupiara, Pres. Prudente Participação gratuita

Senac Presidente Prudente

Endereço: Avenida Manoel Goulart, 2.881 – Centro Educacional  Presidente Prudente/SP

 

 

Willy Macedo
Cultura Inglesa
Interplan