Cultura • Entretenimento

08 de Maio de 2019

Instalação nos corredores e piscinas do Sesc Thermas propõe conexão das pessoas

Artista Ana Teixeira realiza, ainda, um bate-papo com o público acerca de suas experiências nesses 20 anos de carreira.

A partir desta terça-feira (7), os corredores que levam às piscinas do Sesc Thermas de Presidente Prudente recebem uma instalação da artista visual Ana Teixeira, que também conduz um bate-papo na quarta (8) sobre a arte como possibilidade de encontros. 

Quando se fala em ter contato com arte em geral, imagina-se uma visita a um museu. A arte contemporânea, no entanto, quer justamente sair do museu, misturar-se com a vida cotidiana. Para isso, vai se espalhando pelas ruas, às vezes toma a internet e, numa tarde quente de verão, mergulha com você na piscina do Sesc.

Na intervenção Nós em Mim, composta por paredes pintadas de azul, que levam às piscinas, a artista Ana Teixeiradesenhou a explicitação do processo: não são as boias com palavras que estão conectadas; são as próprias pessoas, atadas umas às outras, vistas de cima, como se estivessem no fundo da água. 

“Ao entrar no Sesc, os visitantes já vão se sentir dentro d’água. Toda a entrada foi pintada no mesmo tom de azul que tem nas piscinas e ali estão os desenhos de pessoas conectadas umas com as outras, relações das quais nós não podemos escapar, coisas que acontecem na vida de todos”, conta a artista.

Na piscina, dezenas de boias com frases que, quando conectadas, formam inúmeras possibilidades de poemas. “Eles [frequentadores] podem se conectar com os fios que saem das boias e, por meio de um mosquetão, formam pequenos poemas na piscina”, completa Ana Teixeira.

 

No bate-papo A Arte como Possibilidade de Encontros, que acontece na quarta (8), às 19h30, a artista divide com o público as experiências de seus 20 anos de carreira e trabalhos de intervenção em espaços públicos e institucionais.

Ela busca suscitar reflexões acerca da participação do artista no mundo atual, o comprometimento da arte com a política, bem como as estratégias e procedimentos necessários “para que algo aconteça”, título de seu último livro.

“Eu me dei conta de que, nesses vinte anos de trabalho, tudo o que eu faço é para que algo aconteça. Interessa-me o acontecimento, o que o frequentador do Sesc vai fazer quando ele se deparar com aqueles desenhos nas paredes e com as boias nas piscinas. Eu quero causar pequenos curtos-circuitos no cotidiano das pessoas”, comenta Ana Teixeira.

“O Sesc é lugar de cultura e lazer, de colocar a arte em contato com pessoas dos mais diversos tipos, pessoas que talvez não estejam acostumadas a frequentar museus e galerias. Eu espero causar no visitante e frequentador do Sesc alguma reflexão lúdica, poética, artística, cotidiana, algum curto-circuitozinho”, enfatiza.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Instalação – Nós em Mim

A partir do dia 7/5.

No corredor dos vestiários e no Parque Aquático. Grátis.

 

Bate-papo – A Arte como Possibilidade de Encontros

Dia 8, quarta, às 19h30. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

Interplan
Willy Macedo