Minhas Corridas • Sinomar

30 de Julho de 2015

Um treino maravilhoso: Prudente-Pirapo pela Fazenda Pagador

São 36 km, 18 km da padaria Massa Pura até o trevo de Pirapozinho, e 18 km de volta. O trajeto une prazer e dificuldade. Para quem gosta de treino forte ele é desafiador por suas subidas acentuadíssimas que assombram até ao msia experientes.

E para quem curte as pasiagens e gosta de conhecer a cidade e circunvizinhantas enquanto corre, o trajeto é uma pletora de emoções, como diria o pota baiano. Em determinados momentos não parece que você está na região de Presidente Prudente. Duas ou três pontinhas idílicas, merecem a parada para um selfie. Uma delas, a do Rio Santo Anastácio, ta tristeza de constatar o que sobrou daquele que foi um dos maiores rios da região. Restou um filetinho raso, poluído e sem peixes.

Triste de ver também o entulho atirado na beira da estrada. É crime ambiental jogar lixo na cabeceira dos mananciais. Mas as pessoas não respeitam. Jogam o lixo ali, que na primeira chuva vai para os cursos d´agua que chegam aos rios. Tanto que o que mais se vê nas margens desses riachos e rios são garrafas pet, sacos plásticos e restos de construção. Que raiva!

Perto da Fazenda Pagador, do topo da pior subida do percurso você descortina uma planície linda, uma imagem de tirar o fôlego. Todo mundo para e faz a foto para registrar a paisagem.

A ida é so alegria. Mas a volta, faltando 6 km para a chegada, é hora que muita gente quebra e chama socorro pelo celular. A experiência é traumática na última rampa, que na vinda, descendo, foi super fácil. Descendo todo santo ajuda. Mas subindo, valha-me Deus! Os bem treinados chegam. Acabados. Mas vale a pena. É um treino maravilhoso!

 

Willy Macedo
Cultura Inglesa