Veículos • Gerais

18 de Agosto de 2015

Novo Ford Focus chega à concessionária Ford de PP

A concessionária Ford V. Muchiutt recebeu no final de semana a sensação do momento no mercado automobilístico, a mais nova versão Ford Focus. A montadora deletou a palavra “sedã” e o carro agora é Fastback, uma tentativa de associar o modelo à esportividade à alta tecnologia embarcada. O modelo traz rodas de liga leve de 17 polegadas de série e tem nove opções de cores. Por dentro, o Focus Fastback tem acabamento caprichado, com peças de plástico rígido de encaixe preciso, vários porta-objetos espalhados pela cabine e painel com revestimento emborrachado que revela o cuidado com o produto final. A conectividade é outro ponto forte. O sistema multimídia SYNC, que oferece diversas funcionalidades - como o AppLink para acesso a aplicativos e navegação. Entre as tecnologias incorporadas ao Focus Fastback, destaca- se o assistente de frenagem autônomo. Disponível na versão Titanium Plus, esse sistema inclui um sensor óptico que monitora continuamente o tráfego à frente e aciona automaticamente os freios ao detectar que carro está se aproximando demais da traseira de outro veículo a menos de 20 km/h. Se o carro estiver entre 20 km/h e 50 km/h, a tecnologia diminui a velocidade, apenas para reduzir a aproximação dos dois veículos. Também na versão Titanium Plus há o sistema de estacionamento automático de nova geração, que manobra e estaciona o carro sem interferência do motorista tanto em vagas paralelas quanto perpendiculares (em shoppings, por exemplo).

Outro item disponível são faróis bi-xenon adaptativos que ajustam a iluminação de acordo com a condição de rodagem. Desde a versão de entrada SE, toda a linha do novo Focus conta com o recurso AdvanceTrac. O sistema tem várias funções para ajudar o motorista a manter o controle e a estabilidade do veículo em situações críticas. Além do

controle eletrônico de estabilidade e tração, ele traz como novidade o sistema de estabilidade preventivo (ETS) - que, como diz o nome, age preventivamente

antes mesmo de o carro começar a derrapar, acionando os freios. Também fazem parte do sistema o controle de torque em curvas (que distribui melhor a força do motor nas rodas dianteiras, principalmente em estradas sinuosas), aviso de pressão baixa dos

pneus, assistente de partida em rampas, assistência de frenagem de emergência e luz

de emergência em frenagens bruscas.

O Imparcial
Willy Macedo